de grande actualidade. Recentemente diversificou a sua oferta, introduzindo uma linha de Ketchups e Maioneses formuladas com menos gordura, menos sal e menos açúcar.
Constituída no Porto em 1917, a F. Lima desenvolve até 1947 a atividade de empresa comercializadora e distribuidora de produtos, essencialmente no Norte do País.
Até 1947 foi agente distribuidor - na zona Norte - da Gillette (lâminas e pincéis de barbear), da Wander (Ovomaltine e pasta dentífrica Mexil), E. Griffits Haughes (pastilhas Rennie, sais kruchen, sais de frutos Wex) e da Royal (pneus).
Em 1948, a F. Lima é nomeada “Representante em Portugal” da Gillette e da E.Griffits Haughes.
Esse ano, a empresa estende as suas atividades ao Centro e Sul do País, abre uma sucursal em Lisboa e, dois anos depois, em 1950, alarga as suas instalações com aluguer de um armazém, na rua D. João V (ao largo do Rato). Também em 1950, a F. Lima seria contratada como representante e distribuidora das marcas Yardley (sabonetes e perfumaria), Halex (bolas de ping - pong), e Michel (batons).
Alarga a sua atuação aos Açores e Madeira, nomeando como seus agentes no Funchal Leonel P. Cunha e a Sociedade Açoreana de Representações em Ponta Delgada.
Em 1959, a F. Lima assume as representações da Johnson & Johnson (produtos de higiene para bebé), Modess (pensos higiénicos) e Tek (escovas de dentes). Nessa altura, inicia-se o fabrico (na Fábrica de Santa Clara) dos produtos representados pela F. Lima.
Em 1961 recebe a representação da Fay e Meteor (produtos transformados de papel) e, um ano depois, outra importante representação é-lhe concedida: a Olivin GMBH (desodorizantes, depilatórios e loção para a barba).
Em 1966, para substituir a Gillette que entretanto criara a sua própria organização, a F. Lima lança os produtos da Personna International, uma subsidiária da Philips Morris (lâminas, máquinas e pincéis de barbear).
Em 1968, coincidindo com o lançamento dos pensos Serena, as atividades da empresa consolidam-se em África através da criação de duas firmas que funcionariam até 1975 como distribuidoras dos produtos F. Lima em Angola e Moçambique: a Cosmex de Luanda e a Cosmex de Lourenço Marques.
No final de 1968 constitui-se a Primobela - Sociedade de Fabricação e Distribuição de Produtos de Beleza S.A., dando-se início à construção da fábrica. No ano seguinte, uma boa parte da área da Primobela é utilizada como armazém de outros produtos de beleza representados pela F.Lima: a Max Factor.
Em 1990, é comprada e integrada no Grupo F.Lima a Belmarca Lda., constituída em 1978, sendo uma empresa vocacionada para a distribuição e comercialização de produtos domésticos de higiene (naftalinas e blocos sanitários).
Em Agosto de 1992, o Grupo F.Lima adquiriu duas marcas da empresa SOCINCA (Novycera e Splendor), as quais passaram a ser fabricadas na Primobela, S.A.
A empresa Belmarca é entretanto esvaziada da sua importância logística, por terem sido os seus fabricos transferidos a 100% para a Primobela e a maioria dos seus produtos serem distribuídos diretamente por F. Lima, com exceção da marca SA-NI, cuja distribuição é realizada pela nossa concorrente de graxas e ceras, M. Marouço, Lda.
F. Lima passa a produzir e a fornecer produtos debaixo de marcas das organizações clientes - “marcas da distribuição” por oposição às “marcas dos fabricantes”.
Em Outubro de 1995, o Grupo F. Lima altera a sua identidade jurídica, dando lugar a uma única empresa, F. Lima S.A. Esta alteração de estatutos cumpriu fundamentalmente objetivos de modernização e de racionalização das estruturas.
Em Fevereiro de 1996, F. Lima inaugura uma nova etapa do seu desenvolvimento, fazendo a sua entrada no sector alimentar, através da aquisição das marcas Janota e Catita. Trata-se de especiarias comercializadas fundamentalmente no sector mais tradicional, o que equivale a dizer com imenso potencial de crescimento, quer a nível do produto quer a nível do mercado. Mais uma porta que se abre . . .
Em Setembro de 1997, F. Lima passa a distribuir as marcas de pilhas e lanternas Energizer, Tudor e Magnum, reforçando a sua imagem de uma empresa portuguesa agressiva, competente e sólida.
Através da Ralston-Energizer, F. Lima entra nos “petfoods”, reintroduzindo no mercado português a marca Purina, especialista em alimentos para cães e gatos.
F. Lima adquire à multinacional Reckitt & Colman a propriedade das marcas Savora e Paladin. Com estas marcas, F. Lima reforça o seu sector alimentar e passa a liderar o mercado das mostardas. Com a marca Savora, F. Lima ganha também uma presença no mercado de molhos e maioneses.
Respondendo à grande evolução que o mercado de dietética e alimentação saudável regista, F. Lima adquire a Diese, a marca com a maior notoriedade neste mercado.
Com esta marca, F. Lima abre mais um sector de atividade, posicionando-se num mercado que todos os estudos revelam com grandes tendências para crescimentos futuros, passando a ser considerada empresa de referência.
Em resultado da nova estratégia desenvolvida, F. Lima apostou seriamente no desenvolvimento e alargamento das suas marcas Janota, Diese, Second e mais recentemente NOVYCERA, iniciando este processo com a revisão da estratégia da marca WC PATO. Relançou-as totalmente renovadas em termos de imagem e conceitos, bem como de acordo com as tendências do mercado e acrescentou-lhes novas referências.
F. Lima, de comum acordo com as Representadas das marcas, deixou de comercializar Sensodyne e Polident (cuja representação tinha sido iniciada em Janeiro de 1999), Energizer, Tudor e Loctite (distribuição feita por F. Lima desde 1995). De realçar que a Sensodyne alcançou em Portugal e devido ao trabalho realizado por F. Lima, um nível de market share que a elevou ao 1º lugar do ranking da marca na Europa.
A empresa F. Lima, mercê das opções estratégicas apontadas, nos anos indicados, envereda por um crescimento sustentado que se mantém a par com o crescimento económico do país e que se prolonga até início do ano de 2012.
Quando no início do ano de 2012 a F. Lima se vê, contra sua vontade, esbulhada da distribuição da marca WC Pato que, só por si, representava cerca de 32% do seu volume de negócio, é confrontada com uma situação inteiramente nova, não apenas decorrente dessa perda, mas, também, efeito da quebra significativa do consumo e da crise económica generalizada, para além de comportamentos negociais da parte dos seus principais clientes, que adotaram posturas negociais de intransigência com reflexos diretos nas margens dos produtos e rentabilidade da empresa.
Perante essa realidade totalmente nova houve que adotar medidas de contenção e redução de custos, igualmente, impactantes e novas para a empresa que se prolongaram até finais de 2013, envolvendo, designadamente, ajustes no número dos seus colaboradores (inclusive, através de um processo de despedimento coletivo) e uma reestruturação de serviços por forma a melhor responder às novas exigências do sector do mercado em que a empresa está inserida.
Neste particular merece uma referência à parte o papel de renovação, que já vinha sendo preparado, ao nível do próprio conselho de administração da empresa, pela participação progressiva e cada vez mais ativa de uma quarta geração da família Lima – na pessoa do Dr. Rui Miguel Lima – nos seus desígnios e estratégia e que teve plena concretização já no corrente ano com a criação da função de Direcção-Geral assumida na sua plenitude por aquele membro da família Lima.
Após restruturação, e ao perceber que o mercado está a sofrer alterações a nível de tendências e exigências do consumidor, a F. Lima aposta em novos lançamentos de produtos numa das suas principais marcas, a Diese. Inicia assim uma serie de novos lançamentos importantíssimos para a empresa, que rapidamente chegaram à linha da frente da seleção dos Portugueses e de alguns mercados externos, através da forte aposta na exportação.
Os lançamentos iniciaram-se ainda no final do ano de 2014 com as Fit Kid, barras de cereais concebidas especialmente para as crianças. Seguindo-se assim, respetivamente, as Sementes Diese, uma linha de sementes naturais, as Wafers, concebidas especialmente para desportistas, com alto teor de proteína e por fim a Farinha TEF, farinha esta que vai ao encontro de um estilo de vida mais saudável, sendo uma farinha que não tem Glúten.
Antes de fechar o ano de 2015 a F. Lima têm ainda um importante acontecimento, ao mudar as instalações dos seus escritórios que permaneciam no mesmo local desde 2001. Esta mudança veio trazer uma nova imagem à empresa, demonstrando assim o início de um novo rumo, uma nova estratégia… uma nova geração!
Hoje, F. Lima S.A. conta com mais de 50 colaboradores, distribuídos pela Produção, Logística, Comercialização e Marketing e Financeira/Administrativa. O seu portfólio é bastante alargado e heterogéneo e compreende produtos da área Alimentar e Limpeza Caseira, passando pelo sector do tratamento e alimento de Plantas e inseticidas.
É com orgulho que está presente em mercados em que a concorrência são empresas multinacionais e em que muitas das marcas da F. Lima são líderes de mercado ou ocupam posições de cimeira.
Estão abrangidas cerca de 15 mil lojas, entre Cash & Carries, Armazenistas Tradicionais, Hipermercados, Supermercados, Mercearias, Lojas de Plantas, Lojas de Bricolage e de Ferragens, Drogarias e Tabacarias.
Todos os colaboradores trabalham numa única direção: tornar uma realidade o grande objetivo.
É no canal do consumo que os produtos da F.Lima têm maior presença, pois é neste canal que a empresa tem vindo a desenvolver o seu know how desde a criação da mesma, ou seja, há quase 100 anos.
Marcamos assim uma forte presença na grande distribuição, vulgarmente conhecida como hipermercados, supermercados, minimercados, lojas discount, Cash & Carry, etc.
As marcas F. Lima, como Savora, Diese, Novycera ou Splendor, têm funcionado como motores das suas categorias, através de forte inovação, modernidade e dinâmica, que têm permitido a geração de valor e um alargar de soluções para um consumidor cada vez mais exigente e informado.
O relacionamento de F. Lima e suas marcas com todos os Profissionais é, sobretudo, de confiança! Esse é o nosso desígnio…. Queremos ajudar, apoiar e promover o sucesso dos nossos parceiros comerciais.
Urbanização Alto dos Moinhos
Rua João Chagas, 12-B Esq.
1500-493 Lisboa
Portugal
Coordenadas
38°44'52.1"N 9°10'33.2"W
(+351) 210 121 800
(+351) 214 712 470
flima@flima.pt
Largo Movimento das Forças Armadas
Nº1 – Alfragide
2610-123 Amadora
Portugal
Coordenadas
38°44'08.3"N 9°12'59.9"W